December 20, 2019

Sobre leituras narcísicas

O que fazer diante de pessoas que só conseguem ler si mesmas no outro (em outros livros)? Eu acho que por um lado tem certos constrangimentos materiais que provocam isso. Que tornam isso uma espécie de auto-defesa válida. A identidade tem um valor estratégico em certos casos.

Eu me pergunto muito se é possível incitar uma disposição que o vetor mude de direção. Se é possível estimular de alguma forma uma leitura que descentre”. Pois o problema desse tipo de disposição é que somos obrigados a deixar de sermos nós mesmos em alguma medida.

Eu sempre penso no dilema do conatus. O conatus espinosano tem ali um problema, uma questão, que é a tendência a perpertuar-se em si mesmo, mas isso as vezes vem com um custo de se travar, pois há ocasiões em que para se perpetuar” é preciso se transformar (Canguilhem viu isso).

Talvez por isso a experiência de eros em sentido amplo é algo que tem me interessado. É a ocasião em que de algo tão forte” nos atravessa que nos leva para fora de nós mesmos. A Carson viu isso muito bem no Eros, the bittersweet.

Mas ao mesmo tempo, ficar refém desse tipo de encontro parece deixar tudo ao acaso. É difícil. E ainda fica a pergunta, será que existe uma forma de se fechar a esse tipo de disposição? Ou será que o amor, a experiência erótica, consegue nos mover independente de como estamos?

Por isso a minha pergunta. Ler literatura sempre foi, de certa forma, pra mim, a maneira como eu era afetado por alguma espécie de outro. De ser transformado e ficar um pouco menos ensimesmado (não que certos impulsos não retornem, e retornam).

Daí o meu espanto, minha tristeza, com a maneira como outras pessoas vão pra literatura pra outra coisa, pra procurar a si mesmas (e de fato, eu entendo, a identificação é uma droga potente - como eros também é, na sua desidentificação), para se sentirem referendadas.

E de novo. Eu entendo. Há uma questão de fato “boa”” de se identificar. É acolhedor, constrói comunidade, dá sentido, faz sentido, explica coisas da nossa vida. Mas isso quando pende completamente para esse lado me parece que acaba empobrecendo a experiência geral.


Previous post
As mazelas de um habermasianismo vulgar hegemônico Um dos problemas do Habermas pra mim, enquanto figura intelectual, é que ele domina completamente o campo daqueles que de alguma forma apostam na
Next post
Sobre o amor e o ciúmes Faz sentido que o ciúmes seja uma coisa que existe se o amor é uma experiência conectada ao conhecimento. Se a gente aceita como Platão que o amor é