July 18, 2019

Sobre medo e esperança na política

Eu fico muito cético com essa tentativa de pautar as ações a partir de um investimento na esperança. Vejo alguns políticos e talking heads da esquerda falando disso e me parece sempre que é o apoio num afeto cilada [assim dizia Espinosa].

É um misto de voluntarismo (se você não está com esperança você está atrapalhando o movimento, como se fosse isso que fosse fazer diferença) com uma desoneração prática que joga um pouco pro alto (na expectativa de que algo inesperado surja e nos ajude).

Esperança e medo são dois lados da mesma moeda. Insegurança sobre as perspectivas que podem flutuar de uma hora para outra ao menos sinal de um indicativo contrário (já que justamente, é um investimento libidinal instável fundamentado em algo que não é seguro).

Eu lembro também do trabalho do François Jullien no Tratado da Eficácia, mostrando como parte do saber de guerra ocidental se pauta por uma lógica do Step 1 Step 2 ????? Profit”

No fim das contas havendo coisas vagas mas fundamentais que decidiriam o combate (como coragem).


Previous post
Discussões institucionais a partir de Maniglier O livro do Maniglier que lançou esse ano é muito interessante (“La philosophie qui se fait”). Tem umas discussões sobre a posição institucional da
Next post
O conceito de unidade como bicho-pão da filosofia continental Eu sinto que o conceito de unidade/uno virou uma espécie de bicho-papão de certos grupos da filosofia continental. O problema não é apontar pra mim