July 19, 2019

O conceito de unidade como bicho-pão da filosofia continental

Eu sinto que o conceito de unidade/uno virou uma espécie de bicho-papão de certos grupos da filosofia continental. O problema não é apontar pra mim as implicações políticas e excludentes que acabam aparecendo junto a esse conceito em seus usos mais comuns.

Acho que um trabalho como o Diferença e Repetição (e em certa medida o Mil Platôs) acaba mostrando as insuficiências e consequências de uma certa imagem tradicional do uno que se pensa junto como um primado da identidade.

Mas será possível abdicar completamente de qualquer ideia de unidade? Acho interessante a noção de síntese justamente por conta disso, uma unidade a posteriori, contingente, provisória e que é efeito de uma certa consistência (penso em D&G).

Eu gosto do trabalho de cosmopolítica da Stengers (e nisso estou influenciado pela @alyne_costa) pois trata-se antes de uma convergência de divergências (sistema de heterogênese, pra trazer deleuze de novo) que se constrói na prática sem tomar aquilo como ponto final.

Mesmo a noção de multiplicidade que percorre a obra toda do Deleuze é um esforço de repensar que tipo de unidade é não apenas possível como desejável.

Sabemos o que é a multiplicidade sem qualquer franja de unidade. É o Crátilo (ou, o primeiro pós-moderno).


Previous post
Sobre medo e esperança na política Eu fico muito cético com essa tentativa de pautar as ações a partir de um investimento na esperança. Vejo alguns políticos e talking heads da
Next post
Sobre a sede por conteúdo político A sede por conteúdo da área da política é algo que sempre me surpreende. Desde 2013 a impressão é que há uma lenta conversão de qualquer tipo de