October 25, 2020

Como dar sentido para a ética atualmente?

Pensando na ideia de filosofia qua ética. É meu espinosismo reverberando aqui, mas me chateia pro tanto de gente que tem trabalhando (e gente boa) os aspectos políticos na filosofia, no que diz respeito ao campo ético o que tem é umas figuras que são auto ajuda com citações.

Acho chato pois de fato fica parecendo (ainda mais num contexto hiper-politizado, até em demasia) que esse campo não tem nada a contribuir fora ou reforçar uma visão de mundo atômica (a precedência do indivíduo) ou reverberando um ar normativo (filosofia como o que diz como agir)

Eu acho que em parte tem aí um equívoco interno ao campo de problemas da ética, ora pensado como uma reflexão sobre o valor das nossas ações (daí as posições as vezes prescritivas, normativas), ora como uma reflexão sobre a vida que vale a pena ser vivida (questões existenciais).

Esse equívoco suspeito que é o que facilita a ética ser transformada em um campo de auto ajuda. Não rolam reflexões sobre ação ajudarem a informar o problema existencial, a repensar que tipo de boa vida pode haver sem positivar uma imagem de bem. Apenas se reafirma o indivíduo.

E acho que nesse caso também, se a ética é encarada como uma espécie de normatividade geral para um indivíduo atomizad então de fato ela tem muito pouco a contribuir, sobretudo pra quem leva em conta a singularidade e transindividualidade das vidas particulares

Eu acho que isso tudo é importante (e a razão de eu ficar batendo com a cabeça direto contra essa parede) é que eu acho que é o campo de problemas que trata não de como devemos agir, mas de como se situar na sua relação com um mundo a partir do seu ponto de vista de partida.

E nesse ponto de vista acho que até vemos num lado o horizonte das questões políticas (que teriam a ver com as formas de organização social?) e do outro as práticas terapêuticas que partem de uma certa singularidade. A ética não seria nem um nem outro.

E acho que é por isso que os temas do amor e da amizade me interessam, pois eles tratam (intuitivamente?) dessa resolução que me interessa, ou seja, elas definem um campo a partir do tipo de distância que existe nas relações amorosas e nas relações de amizade. Mas claro, difícil.


Previous post
A falsa-impressão dos jargões Suspeito que ficar se apoiando em jargões/buzzwords funcione na ~esfera pública~ pois ele é uma forma de delegar o pensar à uma palavra. Se isso
Next post
Sobre atos moralmente problemáticos no campo de esquerda É triste que não seja surpreendente que mais um caso de abuso/assédio apareça no campo de influencers de esquerda. Vai ter mt gente que vai