July 31, 2019

Sobre a relação necessária entre filosofia e seu ensino

A minha posição lacrante do dia é que filosofia sem um elemento pedagógico e/ou exteriorizante é a mesma coisa que nada.

A universidade tem essa posição problemática de ao mesmo tempo preservar e sufocar a prática filosófica. Eu não vou ser daqueles que acham que a filosofia foi estragada por isso (ainda mais olhando as condições), mas ela certamente traz novos problemas pra equação.

Ainda assim, a sensação que tenho é que já estamos passando por uma nova transição na forma de difusão dessa prática. Se certamente é difícil cravar qualquer coisa, é possível ver que a estrutura das universidades muito possivelmente vai se transformar radicalmente no futuro.

Isso tem consequências para a filosofia, que provavelmente vai ter que encontrar outros espaços onde ela pode ser feita, outros ambientes onde ela pode ser cultivada. E o que será? Essas novas mídias que aparecem por aí (podcasts, youtube, BLOGS)?

Eu gosto desses meios. Mas longe de achar que eles serão be-all and end-all de todos os entraves. Apesar de apreciar e consumir, ainda há um caráter unilateral (por mais que haja engajamento’) nessas mídias que não pode ser descontado e ignorado.

Acho que no fundo o que isso implica é a ausência de atalhos. Eu ainda sou apaixonado pelo modelo da escola da antiguidade (sem ignorar, claro, todas as exclusões que existiam ali), acho que tem algo ali daquele espírito que deveria ser atualizado (difícil).

No mundo ideal haveria centros para-universitários. Espaços de pesquisa e ensino e divulgação. Um pouco como ocorre no mundo da psicanálise só que sem as brigas edipianas? Enfim.

O que é difícil, nesse mundo do sem tempo, irmão’ [eu mesmo me vejo falando sem tempo, irmão’ mentalmente umas cinco vezes por dia no mínimo pra mim mesmo]. Mas justamente seria um espaço em que a economia da atenção deveria caminhar na outra direção.

Pois em certo sentido eu acho que a prática da filosofia é isso também, uma espécie de prática da atenção [incipit Pierre Hadot].


Previous post
Sobre a sede por conteúdo político A sede por conteúdo da área da política é algo que sempre me surpreende. Desde 2013 a impressão é que há uma lenta conversão de qualquer tipo de
Next post
Sobre a alma que rememora no Mênon O louco do Mênon é que o Sócrates não se satisfaz em dizer que temos conteúdos inatos. O que ele diz (em 86a) é mais complicado, ele fala “não é por