July 29, 2022

Sobre a história da filosofia fiel

Uma coisa que eu acho fascinante na história da filosofia é que só num momento muito recente que ficou relevante para os esforços historiográficos recuperar o contexto” ou entender a filosofia sem introjetar nela suas posições”.

Claro que vai haver um esforço de fidelidade, de restituir a verdade do autor em outros momentos. Mas me parece que só a partir do século XX (eu dataria inclusive depois da segunda guerra mundial) é que esse esforço de restituição ocorre no nível da compreensão do contextual.

Já fui mais noiado com isso. Hoje em dia acho que é um esforço justo se a gente não cai no erro de achar que é a única forma de tratar um texto. Levando ao limite, só poderíamos falar um texto se fôssemos capazes de nos tornarmos o autor (falando sua língua, habitando seu tempo).


Previous post
A tese como espaço confuso de problemas O lado positivo da minha tese (que é um texto terrivelmente confuso, desconectado, disforme, irregular [com bons insights aqui e ali, admito]) é que
Next post
A crítica de Sérgio Ferro às teorias da arte representativa Um dos momentos mais interessantes do livro do Sérgio Ferro no “Artes Plásticas e Trabalho Livre II” (e que retorno vez ou outra na memória) é a