July 28, 2022

A tese como espaço confuso de problemas

O lado positivo da minha tese (que é um texto terrivelmente confuso, desconectado, disforme, irregular [com bons insights aqui e ali, admito]) é que de alguma forma consegui nela trazer pra superfície todas as minhas obsessões (ainda que geralmente com as ferramentas erradas).

Volta e meia vejo as coisas que tou trabalhando, e acho que de alguma forma conecta com os problemas que estava tentando elaborar ali. Acho que tem uma imaturidade inevitável ali (pela idade que fiz aquilo, pela minha molequice e por uma arrogância besta), mas serviu pra algo!

Não recomendaria ninguém ler minha tese, não acho que é um trabalho acabado (e nisso invejo demais o trabalho de alguns colegas), mas conseguir retornar pros problemas que tentei levantar naquela texto tem me deixado mais tranquilo com seus defeitos.

Inclusive tem também me feito entender que meu percurso não é tão volúvel” quanto sempre imaginei (volúvel talvez para uma institucionalidade em que meus problemas talvez não façam muito sentido), que tem um percurso bem firme, consistente que segue retornando.

E claro, acho que ter escrito um memorial no final do ano passado ajudou a ter uma clareza sobre esse processo como nunca tive. Não acho que consegui transmitir essa clareza pra banca na época, mas consegui me dar por convencido de que as minhas obsessões pontuais tem uma ordem.


Previous post
A inescapabilidade do problema do trabalho no mundo atual Não é que o trabalho dignifica ou é a essência do homem, mas para bem ou para mal, ele (em sua forma assalariada) ainda parece ser aquilo que nos
Next post
Sobre a história da filosofia fiel Uma coisa que eu acho fascinante na história da filosofia é que só num momento muito recente que ficou relevante para os esforços historiográficos