January 13, 2020

Sobre a existência da alma platônica

Tenho pensado muito no Fédon. Acho que os argumentos sobre a alma ali conseguem mostrar que tem algo que excede e que não pode ser descrita de um ponto de vista puramente físico. Na verdade acho que a obra toda do Platão é apenas um mostrar” isso, a realidade do abstrato.

O problema da alma é complicado, acho que mistura muita coisa ali, tem um subtexto religioso que não é pra se descartar completamente em nome de um pseudo-ateísmo. Mas é foda que tem algo ali na tentativa de dar uma forma para aquilo que existe fora do tempo.

E tem a ver com ficar tateando aquilo que resiste, o que não consegue ser completamente descrito a partir de um discurso >>>materialista<<<. Na verdade eu nem consigo falar disso direito. Eu ainda tou tateando, vou calar a boca pra parar de falar besteira.


Previous post
Sobre as engrenagens da Ética de Espinosa A Ética do Espinosa é uma máquina bem azeitada. Isso todos sabem. Mas acho que uma das coisas mais interessantes que tem ali é que o procedimento
Next post
Sobre a falsa impressão de um Platão ascético É engraçado que a galera adora falar do Platão como o criador de uma filosofia ascética que tende para o suprassensível mas adoram esquecer que