January 28, 2020

Sobre a falsa impressão de um Platão ascético

É engraçado que a galera adora falar do Platão como o criador de uma filosofia ascética que tende para o suprassensível mas adoram esquecer que sempre depois da imagem de ascensão vem uma de descida.

Acontece na República (quando se critica os filósofos que ficam com cabeça nas nuvens). Acontece no Banquete com Alcebíades. Acontece no Teeteto, em que é também zuado o caráter aéreo dos filósofos e se exige que eles tenham um pé no chão e participação na vida pública/concreta.


Previous post
Sobre a existência da alma platônica Tenho pensado muito no Fédon. Acho que os argumentos sobre a alma ali conseguem mostrar que tem algo que excede e que não pode ser descrita de um
Next post
Sobre a gênese do problema do amor Tem uma questão que eu tenho pensado muito, claro, sem muita bibliografia ainda (eu culpo a falta de estabilidade, as obrigações com concursos,