September 6, 2022

Sobre a con art” de instagram

Eu gosto muito de acompanhar a con art” alheia no instagram. São pessoas que não fazem nada que não seja banal (não chega a ser ruim, mas também não é bom, nada excepcional). E ainda assim, você vê ali um certo golpe, que é tão mais interessante quanto mais na cara está.

Eu acho que há uma arte nisso, uma espécie de esforço de levar até o limite a capacidade de enganar o outro (esse que nem sempre é otário, apenas caiu num ponto cego que ele não tem culpa de ter). Acho bonito (invejo?), pois há um nível de sofisticação e habilidade que aprecio.

Os meus casos prediletos são aqueles em que a pessoa está o tempo inteiro dizendo para você que aquilo é um golpe, que você está sendo trapaceado, e que o único efeito desse aviso é fazer com que as pessoas caiam ainda mais facilmente como trouxas. É belo (ainda que não moral).

É por essas e outras que sou apaixonado pelo Sócrates e Platão. Acho que o diálogo O Sofista” inclusive abre com esse problema: como separar o farsante do filósofo se externamente ambos se parecem a mesma coisa? Eis um problema que o próprio Platão não consegue resolver.

Se eu fosse uma dessas pessoas que escreve livros e que ainda por cima escreve livros aleatórios”, por obsessões temporárias”, acho que eu escreveria um livro sobre con art” (para entender melhor).

Poderia também oferecer cursos se eu tivesse uma cátedra em general studies”.


Previous post
Sobre a diferença entre amor e desejo Uma coisa que acho importante na obra platônica, e que acho que fica esquecido hoje fora os círculos estritamente platônicos ou algumas figuras tipo
Next post
Alguns comentários sobre a figura do rei-filósofo O que eu acho que as pessoas “esquecem” ao zuar a figura do rei-filósofo, é que da maneira como ele é descrito, é uma posição “ingrata” do ponto de