April 25, 2021

Pergunta pela eficácia da filosofia

Questões que tenho me feito recentemente:

  1. A filosofia funciona?
  2. em algum momento ela funcionou?
  3. sua ineficácia é uma obsolescência programada ou efeito de transformações históricas?
  4. se ela for ineficaz com seus fins pretendidos, o que se pode extrair dela?

Nota: todas essas perguntas partem de uma espécie de sensação ambígua de que a atividade filosófica tem um efeito real positivo mas que esse efeito nem sempre se adequa às pretensões do discurso filosófico.

Questão suplementar: quais as consequências na filosofia, ou seja, em discursos pretensamente universais (o que não significa homogenisantes etc), quando um mundo materialmente se conecta socialmente (capitalismo)?

Com relação à obsolescência programada o que estou me perguntando é se é da natureza do discurso filosófico que no momento em que ele opera uma síntese interessante é também o momento em que ele se torna perigoso por um narcisismo institucional que toma a síntese como final.

Ainda tem uma outra questão que me atrai demais é que os interesses pela filosofia das pessoas que estão dentro da filosofia e as que estão fora (institucionalmente) parecem ser diferentes. Tem um desencontro entre o que o filósofo acha que tem a oferecer e o que ele de fato dá.


Previous post
O método de órbitas sucessivas Gostaria de fazer um artigo que demonstre o valor do generalista superficial para poder facilitar minha alocação no mercado imaginário e inexistente
Next post
A especialização na filosofia e as condições institucionais do campo Uma hipótese que tenho pensado bastante é que o tipo de filosofia que se faz e se produz agora está mais atada às suas condições de reprodução do