June 11, 2022

Os movimentos orbitais da pesquisa

Pesquisar pra mim é em alguma medida ficar percorrendo órbitas concêntricas sem necessariamente me dar conta durante o processo em que medida esses círculos se relacionam (isto é, qual é o fio que acaba no fim das contas, puxando eles e mantendo eles no mesmo eixo).

Essa dificuldade de ver a relação entre os círculos me faz achar que as coisas que penso e reflito são mais soltas do que de fato são. Por um lado dão uma liberdade para traçar novas órbitas sem me preocupar com uma eventual coerência.

Por outro lado (e talvez isso que esteja me incomodando nos últimos tempos e que tem me feito refletir), sem o momento de avaliação, de recuperação, as motivações que impelem essas orbitações acabam sendo ignoradas e o que teria de mais interessante é deixado fora da vista.

É como se esse momento de eventual conexão (que nunca é mais que provisória mas nem por isso deixa de ser firme) fosse o que permitisse a verdade daquele movimento se revelar, que o retira de um ecletismo vazio (mesmo quando divertido). Mas difícil demais fazer isso na prática.


Previous post
Hesitações sobre a vida acadêmica Ontem eu li isso aqui e fiquei meio abalado: https://www.chronicle.com/article/the-big-quit?cid=gen_sign_in Fiquei especificamente afetado por esse
Next post
Uma tristeza inesperada É engraçado como as coisas são. Ano passado eu simplesmente queria apenas descansar eternamente todo dia de tão cansado. Esse ano que as coisas