May 17, 2020

Os efeitos da profissionalização da filosofia

As vezes eu sinto que a profissionalização da filosofia (sua incorporação na universidade) foi um tiro no seu pé a longo prazo. Não sei dizer que outro caminho haveria, mas acho que a psicanálise parece ter lidado com um problema semelhante mas tomou outra via.

Eu acho também que o Olavo entendeu algo e a Contrapoints também. Mas nem falo em termos de apresentarem caminhos viáveis para outros (pois parecem caminhos singulares), mas por se darem conta de um esgotamento da via profissional e seus caminhos serem uma resposta a isso.

O aspecto prático e existencial acaba sendo estruturalmente bloqueado pelo tipo de empresa que se realiza na universidade, talvez? Pois mesmo o ímpeto do desenvolvimento científico, mesmo que não seja utilitário”, voltado pro mercado”, contrasta com o ímpeto da filosofia.

Qual o caminho fora dessa profissionalização eu não sei, mas acredito que de alguma forma vai acabar acontecendo em breve. A passagem da filosofia na universidade parece estar chegando ao fim junto com a luta por retirar qualquer espécie de valor humanista do campo educacional.

(justamente no momento, caso do Brasil, que a universidade começava a se democratizar. Não acho que seja por acaso que isso seja simultaneo. Esse esvaziamento apontar para o potencial emancipatório do pensamento — mesmo com todos os seus problemas, que passam a aparecer tb mais)


Previous post
A leitura desdogmatizante Mesmo que o Agamben trate os textos dele de forma dogmática, é um erro, eu acho, lê-lo dogmaticamente. Se o texto dele se organiza em algum nível
Next post
Uma leitura periferizante da origem da filosofia grega Um comentário posterior à polêmica de ontem: pessoal fala da “Grécia” como se os caras fossem uma potência hegemônica ultraimperialista em seu