May 15, 2020

A leitura desdogmatizante

Mesmo que o Agamben trate os textos dele de forma dogmática, é um erro, eu acho, lê-lo dogmaticamente. Se o texto dele se organiza em algum nível especulativo, elaborando causas e hipóteses, mesmo que para pensar a realidade”, é possível efetuar uma leitura que não dogmática.

Isso não significa não criticar. Tem que criticar. O problema é que o que muitos fazem é condenar, e isso pra mim só reproduz e propaga o que há de pior no pharmakon que é a filosofia. Que é quando ela se confunde com dogma (e é por que isso calha acontecer que se desdogmatiza).


Previous post
Uma ética da leitura na filosofia Tem uma operação de leitura não-dogmática de textos dogmáticos que conseguiria descrever melhor, mas que acho que é um ponto central se pensar
Next post
Os efeitos da profissionalização da filosofia As vezes eu sinto que a profissionalização da filosofia (sua incorporação na universidade) foi um tiro no seu pé a longo prazo. Não sei dizer que