October 12, 2021

Os efeitos da minha conversão platônica

Acho engraçado quando penso que de fato a leitura do Platão foi uma espécie de conversão pra mim em que tem um antes e um depois. Antes disso eu de certa forma tomava como doutrina/meta o materialismo do Lucrécio (ainda que as justificativas ali sejam meio toscas).

Hoje em dia eu acho que se manter restrito ao âmbito das linguagens” e corpos” (cf. Introdução do Lógica dos Mundos do Badiou em que se discute o materialismo democrático) é deixar de fora aspectos importantes (até com implicações políticas conservadoras).

Essa conversão também parece explicar um desvio em alguns autores que me interessam. No lugar de Foucault e Deleuze, Rancière e Badiou tem parecido mais interessantes e férteis (pros problemas que me interessam). Mesmo Espinosa tem ganhado outra feição nesse processo.


Previous post
Dois tipos de texto de filosofia Tem dois tipos de texto da filosofia que amo de paixão (e odeio eles por sentir que se não me policiar acabo fazendo eles, como em parte foi a minha
Next post
Amizade e impessoalidade Pensar um conceito de amizade em que ela seja absolutamente impessoal. Sem que seja necessário gostar da essência de qualquer pessoa. Apenas surfar