October 13, 2021

Amizade e impessoalidade

Pensar um conceito de amizade em que ela seja absolutamente impessoal. Sem que seja necessário gostar da essência de qualquer pessoa. Apenas surfar na etiqueta e no puro respeito ao outro sem que se precise inclusive se interessar pelo outro.

Se temos interesses e afinidade, ótimo. Se não temos, tanto faz (inclusive pode ser o ponto de ir além dos seus limites). O que importa é que vá embora toda essa coisa de que pra ser amigo precise ter também todo um sentimentalismo (não que não possa ter, eu sou bastante).

Eu não gosto dos conceitos de amizade da antiguidade (muito involuntariamente utilitarista” nas leituras que vejo). Mas também não costumo gostar muito como vejo amizade aparecendo espontaneamente hoje em dia. No mais das vezes acaba virando uma espécie de bairrismo/grupelho.


Previous post
Os efeitos da minha conversão platônica Acho engraçado quando penso que de fato a leitura do Platão foi uma espécie de conversão pra mim em que tem um antes e um depois. Antes disso eu de
Next post
O excesso de palavras Extremamente irritado com o fato de que minha tese é simplesmente um excesso de palavras que acreditam que esse palavrear todo é alguma coisa. Não