July 27, 2021

Os caminhos da história da filosofia

Uma coisa que eu gosto bastante de dar aula de história de filosofia é que pra mim se consolida a ideia de que a tradição é feita de progressos materiais. Nem falo aqui de uma simples história da filosofia, mas de como as construções filosóficas criam marcos no caminho.

Isso não quer dizer nem que essa história é homogênea, nem que ela se desenvolve em um ritmo estável e muito menos que os progressos se transmitem/disseminam de modo simples. O que tenho impressão é que ao longo da transmissão certos caminhos vão se abrindo/fechando.

Não tenho mais do que impressões sobre esse tema, mas sinto como se as reflexões, os argumentos, as especulações (que se dão de inúmeras formas) fossem determinando ou coisas que não se pode dizer (mas não de forma vaga, ou que nos obriga a evitar a vagueza) ou pontos de apoio.

E isso vai sempre constituindo uma espécie de campo do que pode ser dito em determinado momento (por adição ou subtração — embora de formas que talvez não sejam imediatamente visíveis, visto que os retornos’ são um dos fenômenos que fazem parte da história da filosofia).


Previous post
Alternativas para publicação em filosofia Meu sonho é que em filosofia alguém fizesse um arxiv (em português). Este perfil é #contra periódicos. Eu não sou contra trabalho de editoração. Mas
Next post
Sobre pesquisa filosófica extra-universitária Acho que é fundamental que o mundo de pesquisa não se restrinja às universidades. Acho que inclusive a universidade tem uma tendência de sufocar