December 16, 2020

O universalismo da filosofia

É engraçado como o pensamento filosófico surge na grécia como uma espécie de crítica da religião em nome de um universalismo mais universal e ainda assim existe um esforço sobre-humano de re-localizar a filosofia como exclusiva a uma tradição ocidental”

Eu até acho que existem especificidades do pensamento grego que se diferenciam das especificidades do pensamento egípcio, do pensamento chinês, do pensamento ameríndio. Agora acho que se a filosofia é interessante é por justamente aspirar navegar essas diferenças e não escolher.


Previous post
Dois tipos de circulações ideias no Brasil Fico com a impressão que o >>sistema de circulação de ideias/reflexões nacional<< oscila entre um pólo hiper centralizado, localizado em algumas
Next post
A leitura do original em filosofia Sobre ler no original: Se Tomás de Aquino não leu quem sou eu pra fazer essa demanda. Mas falando sério: já fui mais purista com isso. Acho que