December 22, 2020

A leitura do original em filosofia

Sobre ler no original: Se Tomás de Aquino não leu quem sou eu pra fazer essa demanda.

Mas falando sério: já fui mais purista com isso. Acho que existem algumas situações bem específicas em que faz diferença ler no original ou não. E geralmente tem a ver com análise do estilo ou qualquer coisa do tipo. Acho que mesmo em filosofia nem sempre é necessário.

É sempre bom lembrar que em filosofia ninguém lê no original mesmo nas metrópoles (fora exceções etc etc) e trabalhos interessantes não deixam de existir por conta disso. Acho inclusive que as vezes mais vale ler uma tradução do que no original se não se domina a língua.


Previous post
O universalismo da filosofia É engraçado como o pensamento filosófico surge na grécia como uma espécie de crítica da religião em nome de um universalismo mais universal e ainda
Next post
Como me sinto pertecendo ao Brasil Cada dia que passa acho que o Machado de Assis é uma referência não apenas enquanto ilustre carioca, mas também como forma de receber certas