April 16, 2021

O que é que um texto de filosofia deveria fazer?

Acho que uma coisa que me irrita em ler textos de filosofia é ver a distância entre o que está implicado ali e o que eu sinto que eu deveria estar fazendo a partir deles. Ainda mais que nisso tudo há um ponto cego que diz respeito ao que os outros tomam do que eu faço com aquilo.

E quando digo o que eu sinto que eu deveria estar fazendo” em certo sentido o que sinto que deveria estar fazendo *definitivamente* não envolve escrever respostas, puxas discussões, entrar no ciclo interminável de ecoar mais impressões” e é justamente isso que sinto que faço.

Como falei, existe um ponto cego — terrível — sobre o efeito que as minhas ações ou reaçôes tem no outro sobretudo por eu não poder me adiantar e advinhar o que o outro quer extrair de mim. Isso é muito angustiante, sempre foi difícil de lidar.

Não existe solução no nível do meu ponto de vista e é ao mesmo tempo isso que talvez também faça o exercício da atividade interessante. Menos como um conjunto doutrinário; mais como uma certa estrutura institucional que se repete ao longo da história — gerando o que? Menor ideia.

O que é engraçado é que de fato parece que os próprios autores são assombrados pelas distâncias entre o que fazem, o mundo que imaginam e o imprevisível uso que possam ser feito deles. Mas não sei, talvez teria que analisar essa hipótese de fato, pois devo estar tirando do cu.

Formulações bem cambaleantes a partir desse excelente (mais que isso!) texto do Gabriel Tupinambá que li hoje (e que muito provavelmente levei pra outra direção da intencionada — hahaha): Freeing thought from thinkers”


Previous post
A dificuldade da figuração a partir de Kant Não consigo dizer que tenha sido um ponto irreversível, mas quando preciso explicar Kant ou Hegel para alguém que nãp conjece esses autores eu me
Next post
Esboço de como lidar com um termo técnico filosófico Acho que quando se mobiliza um corpo teórico pra você ler tudo nos termos dele (reduzir tudo a uma “versão” da teoria abstrata que sempre retorna à