April 18, 2021

Esboço de como lidar com um termo técnico filosófico

Acho que quando se mobiliza um corpo teórico pra você ler tudo nos termos dele (reduzir tudo a uma versão” da teoria abstrata que sempre retorna à origem) o uso de teoria é problemático (tipo dizer que x é rizomático).

Quando aquele corpo teórico é usado para formular perguntas iniciais para um fenômeno, para principiar um contato, mas que nesse contato o próprio fenômeno te obriga a retrabalhar o modelo para além da sua formulação original/abstrata, isso me parece mais saudável.

Isso é uma formulação meio besta, vaga e simplória demais, mas foi algo que fiquei pensando (e que acho que num consigo ainda desenvolver de modo claro) a partir da aula de ontem sobre Deleuze e Guattari (sobre o capítulo Rizoma” do Mil Platôs).


Previous post
O que é que um texto de filosofia deveria fazer? Acho que uma coisa que me irrita em ler textos de filosofia é ver a distância entre o que está implicado ali e o que eu sinto que eu deveria estar
Next post
Os fracassos retóricos do estilo Deleuze e Guattari Depois de 40/50 anos dá pra dizer que os efeitos de um estilo como os de O Anti-Édipo e do Mil Platôs foram um fracasso? Em vez de tornar os textos