September 28, 2019

O problema do reconhecimento na recepção de produtos culturais

Tem uns textos de crítica que você lê e só consegue ficar triste quando se toca que aquela tá sendo a leitura standard de um determinado artefato cultural. Uma certa tristeza com uma leitura que você acha mais pobres/empobrecedoras e que parece ser a de geral.

Acho que um dos papeis da crítica é ensinar a ver de outra forma. Não é nada inovador isso, mas fazer isso na prática é dificil. Quando a coisa só consegue se manter no registro do reconhecimento significa ou que nós fracassamos em prestar atenção ou que o objeto visado é pobre.

Inclusive depois da melancolia inicial a coisa me deixa tão ofendida que eu fico pensando que se a obra é pra ser o que foi dito eu acho que ela seria uma merda. O que me consola é que sempre posso rever pra relembrar* (olha o Platão) o que tem de foda no artefato em questão.


Previous post
Sobre críticas vazias feitas na filosofia A gente precisa pensar em alguns critérios pra poder usar expressões como “visão cartesiana/kantiana” sem que seja um golpe vazio no ar. Acho que há
Next post
Algumas misérias sobre a cultura do artigo filosófico Dilemas da academia: revistas acadêmicas exigem textos rigorosos, que dêem conta de cada passo que dão mas ao mesmo tempo isso é avaliados por