April 23, 2021

O pensamento não é o que pensamos dele?

Infelizmente (pois significa que talvez tenha que ler e ver que tou errado) eu acho que estou me aproximando involuntariamente de duas ideias/máximas lacanianas pra formular o que entendo por pensamento.

A primeira seria Lacan sobre amor: que amar [pensar] é dar o que não se tem a alguém que não quer. A segunda seria o que ele fala sobre pensamento e eu’: lá onde há pensamento (inconsciente),”eu” (Je) não estou, e lá onde está o eu”(na enunciação), isso não pensa mais.”

Não é algo que estava procurando, mas sinto que de alguma forma o que tou pensando tá indo nessa direção. Tanto no que diz respeito que o que pensamos é alvo de uma extração de mais-valor pelos outros e que isso tem algo a ver que pensamos justamente quando estamos ausentes.

Mais uma vez, acho que não tem qualquer originalidade aqui, eu tou só lentamente reinventando a roda que foi feita e desfeita mil vezes.


Previous post
Problemas na recepção do conceito de perspectivismo ameríndio Eu gostei desse trecho pois acho que uma das coisas que sempre me incomodou *na recepção* desse conceito de ‘multinaturalismo’ é a maneira afobada
Next post
O método de órbitas sucessivas Gostaria de fazer um artigo que demonstre o valor do generalista superficial para poder facilitar minha alocação no mercado imaginário e inexistente