October 23, 2019

O papel da literatura secundária em filosofia

Eu entendo a importância de literatura secundária introdutória. Mas as vezes sinto que como é minha área de trabalho” eu não vou estar fazendo meu trabalho direito se não for direto à fonte (ainda que, inicialmente, mediada por literatura secundária - embora não goste).

Isso é uma questão que peso muito. É um problema, não consigo não me envolver com o que vou ler de uma maneira superficial ou leve (isso é bom, na maior parte das vezes, mas em alguns momentos de incompreensão é horrível), ainda mais que não posso usar se não encarar diretamente.

Sei que cada pessoa faz diferente, até porque tem usos diferentes, e eu mesmo não sei direito o porquê de fazer assim, mas sinto que não poderia, por exemplo, construir algo a partir de Kant partindo e dependendo exclusivamente de literatura introdutória pra fornecer ideias.

Em alguma medida eu tenho entendido que tem um elemento do pensamento que é gerado no próprio contato com o texto (o ~diálogo da alma consigo mesmo~) que me parece o mais essencial. Uma espécie de esforço de auto-re-produção dos conceitos que estão ali elaborados.

Mais do que simplesmente compreender o seu sentido”. O que falo é uma espécie de capacidade de gerar esse sentido de maneira interna. E nesse sentido o mais importante do texto não seriam os conceitos textuais”, mas a dinâmica conceitual que aparece na leitura.


Previous post
O peso do mercado editorial na hora de pautar questões em humanas Vou falar algo que tem um camplo de aplicação muito restrito, mas acho que nós (que lidamos com questões de filosofia, crítica e humanidades) somos
Next post
Um privilégio da periferia na lida filosófica Repetindo essa posição pois faz tempo que não digo: Não acho que faz sentido escolher autores pra amar/odiar. Normal sentir afinidades, trabalhar