November 15, 2021

O mito do caminho acadêmico natural”

Amigo meu acabou de comentar de um concurso em cidade do interior, fora dos grandes centros, com 49 inscritos. Eu sei que as pessoas vem com boa fé, mas acho que isso é meio o fim daquela ideia de que tem que buscar locais de fora”.

Isso sem contar a) o custo de viajar para longe de onde se está (os custos vão pra casa dos milhares de reais) e b) o caráter problemático dessa onda de pessoas dos grandes centros ocupando temporariamente” vagas em locais fora de onde desejam ficar até conseguirem voltar.

Nada contra quem resolve tentar esse tipo de coisa (acho que é uma aposta, ainda mais nesses tempos tão difíceis em que a coisa vira literalmente um investimento de alto risco), mas acho que tem que acabar essa história de que há um caminho natural”.

Ainda tem um detalhe muito gostoso vindo no horizonte que é que com a ausência de bolsas de pós-doutorado (e com as exigências de trabalho das vagas de substituto) vai se tornar cada vez mais difícil a dedicação enquanto pesquisador, o que vai aumentar as distâncias competitivas.


Previous post
Donos e parasitas de temas Não sei o que é pior, as pessoas que se comportam como “donos” de certos temas/campos (com todas as ações que seguem dessa postura) ou a pessoa cuja
Next post
Vantagens do profissionalismo da filosofia anglófona Quando eu olho o mundo anglófono filosófico das especializações (em que cada setor da realidade [por mais específico que seja] parece ter um