October 29, 2020

O mito da homogenidade do romance burguês

Uma impressão que eu gostaria um dia de pesquisar de verdade é que aquilo que chamam de romance burguês é mais um mito do que uma forma estável. Mais uma maneira de inteligibilizar rapidamente (e economicamente) uma forma bem experimental e variada que uma realidade de fato.

E a razão que eu acho isso importante é que pelo menos daria um fim a essa interminável ladainha de o fim do romance está próximo”.

É claro que pode existir exemplos que a gente poderia identificar com o que se chama de romance burguês tradicional. Mas o que acho é que o que se encaixa nisso são menos do que imaginamos (e estariam longe de constituir uma totalidade homogenizante).


Previous post
Mímesis e o aprendizado da filosofia Me pergunto se tem algo de mimético no gesto do aprendizado filosófico. Uma espécie de repetição vazia que não tem como não ser vazia, não tem como
Next post
A distância entre a nossa percepção e a quantidade de informações que nos chegam De fato é um drama que a nossa percepção não esteja a altura de conseguer recolher a quantidade de informação que chega a até nós. É simplesmente