June 22, 2020

O impulso desdogmatizande do socratismo

Eu gosto do curto-circuito que é a sabedoria’ socrática vir da percepção da sua ignorância. Por mais que seja fácil inverter e tornar a ignorância um saber distintivo, se a gente for se ater radicalmente ao dito isso é o que fica bloqueado de antemão. No gods, no masters.

A posição do mas eu sei mais’ é das piores coisas no campo do saber. Deixa eu te ensinar alguma coisa”, Vem cá que eu te explico nesse FiO”, Deixa eu te dar a real”. Acho que não tem nenhuma antivirtude’ que me irrita mais que a condescendência.

E claro, o dogmatismo é atraente. Você aprende e entende uma coisa você se sente impulsionado, se sente alegre. Mas sinto também que é muito fácil cair na crença do saber como distinção, como ponto de demarcação (e acho que isso tanto profissionalmente’ como existencialmente’).

Por isso, de novo, acho o socratismo massa (pelo menos na leitura que faço). Pois ele meio que interrompe isso, resiste à cristalização (ou procura resistir). Inclusive acho que é por entender que há essa tendência no domínio do saber que o socratismo é mais exercício que teoria.


Previous post
A produção de opiniões genéricas na internet Hoje em dia tem um certo tipo de emissor/difusor de grande alcance cuja única função é dar corpo à opinião/posição mais genérica/óbvia possível.
Next post
Os limites da historicização da filosofia Se os textos filosóficos não podem ser compreendidos sem historicização, há de se perguntar se efetivamente são filosóficos. Não falo de uma