June 20, 2020

A produção de opiniões genéricas na internet

Hoje em dia tem um certo tipo de emissor/difusor de grande alcance cuja única função é dar corpo à opinião/posição mais genérica/óbvia possível. Como se a sua única função fosse ser a ocasião em que a opinião genérica se torne o que é (já que apenas com ele ela teria alcance).

Penso muito nisso. Mas não sei o que dizer sobre. Acho esquisito. Tem umas figuras que quando acontece alguma coisa você já sabe exatamente que a posição mais óbvia vai ser sustentada por elas (e sendo a mais óbvia ela é sempre a mais genérica possível, a mais vaga possível).

O engraçado é que até as reviravoltas” do pensamento são previsíveis. Suas falas anti-intuitivas” são elas mesmas muito previsíveis, como se você pudesse advinhar na hora que abrem a boca. Esse fenômeno realmente me intriga, e me intriga/entristece que haja potência de difusão.


Previous post
A importância da edição na escrita No fundo acho que qualquer dica de escrita é inútil sem algum tipo de processo de edição que acompanhe. Rigor, criatividade, clareza ou estilo me
Next post
O impulso desdogmatizande do socratismo Eu gosto do curto-circuito que é a ‘sabedoria’ socrática vir da percepção da sua ignorância. Por mais que seja fácil inverter e tornar a ignorância