June 23, 2022

O esquecimento do autor da Gramatologia

As vezes eu gosto de pensar que só conseguirei reler a Gramatologia e A escritura e a diferença” (e aproveitar esse livro de uma forma que até acho que tem potencial) quando eu conseguir separar mentalmente o Derrida dessa época do que ele virou depois.

Nada contra, tenho até amigos que gostam, gente muito respeitada que acabo respeitando demais. Mas por aqui bate uma preguiça do personagem (“se perdeu no personagem”) que acaba virando mesmo quando fala coisas legais e interessantes.

Sonho então com esse momento em que lerei a Gramatologia como um livro escritor por um autor que depois nunca mais acabou escrevendo nada ou que tudo que publicou foi meio que ignorado pela tradição.

Disclosure: tive uma fase derridiana na graduação (inclusive meu segundo artigo publicado era sobre Derrida e Vila-Matas), mas acho que na época estava longe de ter um aproveitamento satisfatório das boas ideias que tem na sua obra (eu era muito deslumbrado com blanchotianismos).


Previous post
A nitidez crescente nas leituras filosóficas Quando tava na graduação eu tinha preguiça do Platão pois “demorava para chegar no ponto”. Hoje em dia eu sinto exatamente o contrário. Cada
Next post
O gênero das “meta-análises de conjuntura” Gostaria de (ter tempo para) fazer um perscurso de estudo sobre um “gênero” que na falta de termo melhor estou chamando de “meta-análise de