June 20, 2022

A nitidez crescente nas leituras filosóficas

Quando tava na graduação eu tinha preguiça do Platão pois demorava para chegar no ponto”. Hoje em dia eu sinto exatamente o contrário. Cada pedacinho dos diálogos é de alguma forma um passo essencial na formulação livre que vemos nos diálogos (e o ponto” é a parte mais pobre).

Acho que isso tem um pouco a ver com a maneira como ensino e transmissão funcionam no discurso falado. Muitas vezes rapidamente se passa pelo caráter demorado e construtivo dos pensamentos e plasma-se ele com o ponto doutrinário a ser preservado.

Muitas vezes isso realmente abre o texto, deixa a gente começar a entender ele. Mas se ficamos demais nisso paramos de enxergar o terreno e só conseguimos ver o mapa. E isso nos impede de encontrar a variedade de caminhos abertos e mais hesitantes que costumam compor o todo.


Previous post
A banal atividade de ler textos filosóficos Ler textos de filosofia é muitas vezes uma operação entediante, cansativa e que não raro acaba demorando para produzir em nós alguma consciência de
Next post
O esquecimento do autor da Gramatologia As vezes eu gosto de pensar que só conseguirei reler a Gramatologia e “A escritura e a diferença” (e aproveitar esse livro de uma forma que até acho