September 9, 2021

O esgotamento de certas práticas textuais

Não sei se fico frustrado ou reconfortado com o fato de que as duas práticas que mais me interessam (literatura romanesca e o sistema filosófico), ou que eu tenho mais gosto”, são práticas que me parecem historicamente esgotadas.

Claro que tem coisa nova” acontecendo sempre (Carson, Murnane, Ferrante, Aira), mas sinto que nada disso realmente inaugura algo diferente? E claro, nem é que precise de novidade para ser bom, para ser interessante, para fazer sentido ou para mostrar algo que faz a vida melhor.

Na verdade acho que o que eu gosto do romanesco é que ele parece talhado” às dimensões e à plasticidade cognitivas (minhas). Suficientemente simples para me tocar, mas com uma gama de combinações/recomposições complexas suficiente para me forçar a ampliar a experiência do mundo.

Por isso que eu tava comentando outro dia sobre o Walser me interessar. Tem algo ali que toca meu espírito profundamente burguês e dá um certo sentido pra esse tipo de pertencimento ao mundo (ao apresentar formas de usar essa alma” do jeito que ela é constituída socialmente).


Previous post
Sobre algumas projeções otimistas com o futuro da filosofia institucional Lembrei desse texto que escrevi semana passada pois tou agora pensando como as duas alternativas mais persistentes parecem ser falsas-alternativas.
Next post
A crise global da filosofia universitária os caras nos eua tendo que fazer projeto de lei pra obrigar universidades a terem posições a maioria dos profs como vagas fixas e é pra acreditarmos