April 7, 2021

O elemento figurativo da filosofia (Paulo Arantes e Auerbach)

Tem uma coisa que eu gosto em alguns comentários do Paulo Arantes, mas que acho que passa muito desapercebido (e quando confrontado ele evita) que é o recurso ao problema da mimesis e do Auerbach (esse tema aparece e ele foge no Fio da Meada). Acho que tem algo aí de fundamental.

O caráter mimético de certos pensamentos. O que significa um pensamento se parecer com algo real ou não. Sim, são problemas clássicos (oi, O Sofista), mas acho que posto a partir dos termos do Auerbach acho que um campo se abre.

A importância do Auerbach (mas que acho que é complementado por preocupações ideológicas”, como as do Paulo Arantes) é que esse caráter mimético é histórico, se transforma. E acho que isso é uma peça importante do quebra-cabeça (de novo, inventando a roda).


Previous post
Notas sobre aprender a escrever Voltei a me reanimar com o projeto que precisava escrever pro concurso da UFRRJ. Pena que eu preciso escrever cerca de *faz as contas* 50k
Next post
A crítica ingênua como algo que deve ser entendido Teve um meme sobre isso e me lembrei que um gênero literário que amo que é: “alunos de primeiro período refutando grandes autores”. Acho que é um