February 9, 2021

O desejo de filosofia vulgar (de tom deleuziano)

Eu fico impressionado quando eu descubro esse submundo de pessoas que fazem uma carreira de ficar fazendo cursos livres que são basicamente um rodízio entre certas referências de Deleuze (Espinosa, Nietzsche, Bergson e quando muito Foucault). E é sempre a mesma VÁIBE.

Se for pra ir pras piras deleuzianas (que eu gosto bastante, embora esteja um pouco afastado no momento), eu prefiro alguém que efetivamente tenta engajar esses autores em problemas de modo preciso e não estetizante, como o André Araújo.

Uma coisa que eu acho que porém é importante. Claramente isso toca as pessoas, isso diz algo pra elas. Acho que ainda que seja de uma forma até meio boba a imagem apresentada, eu não acho que isso deve ser jogado fora absolutamente. A filosofia só faz sentido quando ela diz algo.

Então por um lado eu fico meio abismado com o fato de que isso faz sucesso. Por outro lado acho que tem algo a se compreender aí. Acho que tem uma demanda e um desejo por filosofia que a gente sabe lidar mal (a menos que você se chame Contrapoints).

O problema da vida verdadeira, da vida que deve ser vivida, da boa vida, de como se situar; tudo isso acho que ao menos esses cursos põe na hora de se endereçar aos seus participantes. Ainda que seja de forma tosca e auto-ajuda, o problema pra mim é mais que é dogmático no fim.

Acho que em alguma medida o sucesso de certos olavismos tá aí também. Uma certa capacidade de ao menos ressoar (ainda que de forma bem problemática) com certas demandas e desejos que não encontram outros pontos de concretização.


Previous post
O estranhamento histórico progressivo da linguagem filosófica Uma coisa que eu tenho pensado mas caberia investigar melhor, é que sinto que tem um ponto em que a linguagem filosófica passa a ser estranhadas de
Next post
Comentário breve sobre a antifilosofia de Paulo Arantes Infelizmente o Paulinho está me forçando a voltar com a ideia de reler suas discussões meta-filosóficas (Ressentimento da dialética; Um departamento