February 11, 2021

Comentário breve sobre a antifilosofia de Paulo Arantes

Infelizmente o Paulinho está me forçando a voltar com a ideia de reler suas discussões meta-filosóficas (Ressentimento da dialética; Um departamento francês ultramar e agora esse) para organizar pra mim mesmo o que acho que é a sua grande contribuição como filósofo.

Melhor que as análises de conjuntura do Paulo Arantes (que inclusive incorporam demais leituras francesas, como Foucault — o que indica que a questão dele com o pensamento francês é outra) é a análise da experiência intelectual da prática filosófica.

Inclusive eu acho que a grande conquista dele (pelo menos pra mim, e sobretudo quando li o Fio da Meada, que me impactou demais), é deixar muito claro um certo elemento ridículo na atividade filosófica quando reduzida a mera disputa de sistemas metafísicos” divergentes.

O negócio é que eu acho que o tipo de leitura que ele faz, ainda que você possa traçar aqui e ali umas referências me parece muito sui generis. Foi com ele que eu comecei a pensar a ideia de antifilosofia, embora eu acho que esteja subdeterminado.


Previous post
O desejo de filosofia vulgar (de tom deleuziano) Eu fico impressionado quando eu descubro esse submundo de pessoas que fazem uma carreira de ficar fazendo cursos livres que são basicamente um
Next post
Uma semelhança da operação crítica em Badiou e Arantes? Curioso que Badiou escreve sobre o fascismo de batata nos anos 70. Mesma época que o Arantes começa a criticar certos elementos da tradição