February 7, 2021

O estranhamento histórico progressivo da linguagem filosófica

Uma coisa que eu tenho pensado mas caberia investigar melhor, é que sinto que tem um ponto em que a linguagem filosófica passa a ser estranhadas de nós mesmos, começam a explorar um nível de abstração que se afastam de uma inteligibilização ampla em nome da precisão.

[claro, me referindo ao que mais ou menos se identifica como tradição ocidental” — ignoro aqui como ou se esse movimento se dá em outras tradições]

Isso é uma impressão de quem tem um conhecimento de amplitude da história limitado, claro. Mas tenho a impressão que no início da modernidade (Descartes, Espinosa) as coisas ainda são em nossos termos”. Com Kant (mas não quer dizer que começou ali) começa a ficar estranha.

Mesmo que a coisa seja difícil, que seja complexa, parece que aos poucos vai se formando uma linguagem que não é imediatamente tradutível em uma linguagem cotidiana. Tou pensando — de maneira imprecisa — em como na física da newtoniana pra física quântica, tem uma distância.

Eu acho que se tem dificuldade em localizar os problemas. Como se o nível de traduções tivesse que se multiplicar. Claro, pode também ser simplesmente a minha dificuldade em entender e me localizar em certas conversas, de identificar o que é relevante, o que está se discutindo.


Previous post
O ponto de partida da filosofia socrática Pensando aqui que se fo levar a sério o socratismo enquanto procedimento em direção ao verdeiro (o que não significa um “universal homogenizante”) o
Next post
O desejo de filosofia vulgar (de tom deleuziano) Eu fico impressionado quando eu descubro esse submundo de pessoas que fazem uma carreira de ficar fazendo cursos livres que são basicamente um