September 11, 2022

O caos político na época socrática

Pensando em simplesmente começar a aceitar que a Carta VII é real na medida em que Platão já é ele próprio uma unidade fictícia composta e decomposta ao longo dos séculos segundo o gosto do freguês.

Inclusive algo que tenho pensado esses dias é como minhas leituras (e também a bibliografia sobre Platão e Sócrates que acabei lendo/encontrando ao longo do tempo) parece subdimensionar o caos (dedo no cu e gritaria) que foi a Guerra do Peloponeso.

Sócrates (470a.c. - 399 a.c.) viveu metade de sua vida adulta (dos 39 até os 66) enquanto a guerra do peloponeso corria solta. E quando acabou rolou a tirania dos 30 e alguns anos depois ele foi condenado à morte. Isso deveria ser um elemento mais central nas análises.

Claro que tem gente que menciona isso, que discute, levanta as implicações dessa situação (foi como comecei a reparar), mas sinto que a maior parte das leituras deixa esse elemento passar batido. E sem isso talvez não fique tão visível os traumas que movimentam esse pensamento.


Previous post
Alguns comentários sobre a figura do rei-filósofo O que eu acho que as pessoas “esquecem” ao zuar a figura do rei-filósofo, é que da maneira como ele é descrito, é uma posição “ingrata” do ponto de
Next post
A dificuldade platônica de dramatizar o pensamento do outro Um ponto de partida que eu acho fundamental no Platão é a impossibilidade de “dramatizar” de maneira simples o pensamento do outro. Eu falo isso