July 2, 2020

História da filosofia e seus heretismos

A história da filosofia acaba virando uma caça pelos momentos heréticos, pelas passagens condenáveis. Eu suspeito que isso no fundo tem algo de ser uma forma de tentar lidar com o fato de que o sujeito se vê implicado na filosofia (aquilo é uma paixão) mas observa seus limites.

Tem que passar pano pra filósofo não (embora não vou negar que eu acabe passando mt), mas acho uma loucura esse espírito acusatório responsabilizador. Acho que esse tipo de espírito inclusive é algo bem semelhante ao olavismo, a crença de que no fundo a filosofia manda no mundo.

Mas o Badiou no primeiro capítulo do Manifesto pela filosofia” aponta de modo muito SAGAZ a armadilha que os filósofos constroem para si mesmos. Se põem uma tarefa impossível de pensar um impensável” e diante desse fracasso acaba-se condenando a própria filosofia.


Previous post
A escolha da não-leitura A melhor forma de conseguir falar mal do Marx é não ler ele. Não é que seja impossível criticar ele, mas acho muito difícil você efetivamente ler O
Next post
O acadêmico hipster acumulador Um tipo acadêmico que me incomoda muito é aquele que une a sanha acumuladora com um hipsterismo e um moralismo. “Ninguém pode abrir a boca