July 2, 2020

A escolha da não-leitura

A melhor forma de conseguir falar mal do Marx é não ler ele. Não é que seja impossível criticar ele, mas acho muito difícil você efetivamente ler O Capital (ou seja, não fazer que nem os ancapistas que no máximo lêem as palavras) e não ficar impressionado.

Falei isso há pouco, mas eu tendo a achar isso sobre qualquer grande obra (e falo grande” nos dois sentidos). Tem que ser muito >thick< para achar que cê vai detonar um monstro deles com base em algumas leituras chapadas já previamente pescadas. Isso só mostra uma não-leitura.

E tudo bem não-ler’, isso também faz parte e talz. Mas acho que fica parecendo meio bobo quando você se dá o trabalho de ler mas não lê (ou é incapaz de dar uma chance a ser contagiado por aquelas palavrinhas).


Previous post
O fascínio que houve com o ‘realismo especulativo’ De novo por causa da defesa que vi ontem, fiquei me lembrando dos dramas do realismo especulativo (eu mesmo ouvi falar já muito atrasado). Muita
Next post
História da filosofia e seus heretismos A história da filosofia acaba virando uma caça pelos momentos heréticos, pelas passagens condenáveis. Eu suspeito que isso no fundo tem algo de ser