June 2, 2021

Fiscais de comorbidade e a ausência de confiança

Fiscal de comorbidade é um saco. Por outro lado dá pra entender a frustração. Acho que ela é mais um sintoma de ausência de confiabilidade geral que parece ser ampliação da insegurança produzida pelas as zonas turvas que encobrem graus diferentes de cuidado/restrição.

Claro que tem um fundo em que isso é produzido por um descaso geral, por uma ausência de coletividade que deixa cada um por si tendo que construir seu suporte (variando conforme a nóia, conforme o desejo de escolher estudos/posições que justifiquem suas ideias e assim por diante).

Mas eu acho difícil também que dentro de circuitos locais, entre pessoas que amamos ou nos preocupamos, não se enquadre esse problema também de uma forma moral. Não sei se a exigência de transparência em nível bem local (entre familiares e amigos) é completamente infundada.

Embora pessoalmente eu tenha ainda bastante dificuldade de me situar entre as análises morais e políticas. Pois as políticas explicam os desenvolvimentos sistêmicos, mas se for só isso a gente retira qualquer fiapo de intimidade das nossas relações, que parecem não ter suporte.


Previous post
Duas demandas para obras literárias A obra de arte literária perfeita para mim (PARA MIM) atende os desejos conflitantes de. Por um lado, quero algo que no consumo me dê um
Next post
Sobre surfar em modas intelectuais É fácil falar mal de ecletismo, de quem cola na moda. Mas gosto de imaginar que existe uma certa arte admirável de ter como única posição teórica