December 14, 2020

Etiqueta como uma forma de proteção do outro

Uma das razões que acho o papo de etiqueta nas redes importante é que é fácil nesse ambiente desrealizar a realidade do outro. Faz parte mesmo da infraestrutura da coisa sentirmos que é ok ignorar que pode haver uma pessoa do outro lado e sermos até involuntariamente agressivos.

E por um lado entendo, as redes tem esse efeito de tornar as coisas meio intangíveis. Mas acho que é nesse ponto que a etiqueta tem seu papel. Ela é uma espécie de gesto absolutamente ficcional, funda um espaço de convivência artificial na ausência de qualquer lastro mais íntimo.

Se eu quisesse viajar MUITO aqui eu diria que a etiqueta tem um efeito semelhante ao perspectivismo ameríndio, pois a partir dela se passa a considerar que todos os perfis podem ser humanos (essa semelhança deveria ser melhor desenvolviva mas acabei de acordar).


Previous post
As distâncias que atravessam o sujeito Eu tava conversando umas coisas com a @irrideo esses dias e que acho que me ajudou a situar alguns dos problemas que me movem. Acho que um dos
Next post
Dois tipos de circulações ideias no Brasil Fico com a impressão que o >>sistema de circulação de ideias/reflexões nacional<< oscila entre um pólo hiper centralizado, localizado em algumas