October 4, 2019

Como lidar com o conhecimento não exaustivo

O difícil é encontrar a medida certa para falar daquilo que você não conhece exaustivamente sem que a única solução possível seja calar a boca.

Eu costumo achar que isso é sempre um exercício que precisa performar no nível da expressão e da investigação a cautela e hesitação. Isso tem sempre o problema de não ser tão assertivo quanto se deseja, mas acho que é um preço a se pagar para evitar dogmatismos.

Acho que meu interesse pelo ensaístico passa um pouco por aí. Não é tanto pela questão do inacabamento (aff) ou mesmo pela incapacidade de se fechar uma posição (aff). O que acho que interessa é misto de caráter tateante/experimental sem que se furte a uma delimitação provisória.


Previous post
Sobre o clima de amizade no Teeteto Teeteto me parece um dos raros diálogos em que não há hostilidade na discussão de nenhuma das partes. Isso é prenunciado bem no início do diálogo
Next post
Comentários a partir do filme do Coringa Achei esse comentário muito curioso. Concordo com a ideia da anomia social. Acho que é louco que no fundo ele culpa o esquerdismo pela anomia quando