August 31, 2022

As vantagens de não filosofar na metrópole

Mais uma vez pensando nas vantagens e desvantagens de não ter uma tradição filosófica institucionalmente consolidada no país. Por um lado, tradição é uma coisa interessante, uma forma de solidariedade diacrônica. Por outro não há deferências” filosóficas que é preciso se fazer.

Imagina, você é alemão, você precisa lidar de alguma forma com o legado habermasiano, se você é francês, com o legado estruturalista ou fenomenológico (pra bem ou mal), se você é americano/inglês, com as peripécias da tradição analítica.

Se você é brasileiro você até precisa lidar com questões institucionais (afinal, cada lugar tem sua estrutura, e existe uma estrutura que perpassa que tende a ser historiográfica), mas não parece que se trata de uma tradição consolidada” em que alguns surgem como inevitáveis.


Previous post
Alguns incômodos com Nietzsche É impressionante, a cada leitura que passa, a cada vez que retorno, eu acho o Nietzsche cada vez mais besta. Hoje eu leio o eterno retorno, no
Next post
Sobre a diferença entre amor e desejo Uma coisa que acho importante na obra platônica, e que acho que fica esquecido hoje fora os círculos estritamente platônicos ou algumas figuras tipo