August 29, 2022

Alguns incômodos com Nietzsche

É impressionante, a cada leitura que passa, a cada vez que retorno, eu acho o Nietzsche cada vez mais besta. Hoje eu leio o eterno retorno, no parágrafo 341 do Gaia Ciência como uma espécie de bravata de quem não está sendo esmagado pela máquina de moer gente do capitalismo.

Muita gente mais sofisticada e com mais tempo nas mãos fez críticas mais substanciosas ao conservadorismo do Nietzsche. Mas acho que além disso, hoje em dia me incomoda como pra mim a coisa tende a aparecer como uma leitura empobrecedora da realidade.

E acho que o Nietzsche foi importante para toda uma geração aí impactante (alemães da primeira metade do xx e franceses da segunda metade do xx), mas não sinto que ele seja relevante para nós hoje em dia (salvo como artefato histórico que ajuda a entender nossos antecedentes).

Isso não impede as pessoas de tirarem um proveito do Nietzsche (como é possível tirar proveito de qualquer pensador), de encontrarem coisas que os ajudem a pensar. Acho que enfim, a mágica da leitura está um pouco nisso. Mas tendo a achar mais mérito dos leitores do que dele.


Previous post
Crítica ao gênio jovem Quando eu penso em artistas que “explodem” depois de uma janela de juventude (penso, por exemplo, no Sebald), eu sempre fico pensando quanta coisa
Next post
As vantagens de não filosofar na metrópole Mais uma vez pensando nas vantagens e desvantagens de não ter uma tradição filosófica institucionalmente consolidada no país. Por um lado, tradição