December 12, 2020

As distâncias entre professores universitários e seus estudantes

A gente não fala sucifientemente bem sobre as distâncias entre uma classe de professores estabilizados e uma geração de doutores/doutorandos/mestrandos em situações de precariedade (freelas, contratos temporários ou nada mesmo). Acho que tem muita chance de dar atrito (já dá).

Acho que é importante até para que não haja mais fissuras, para que a defesa do campo acadêmico como um todo. Infelizmente o que vejo é a construção de ressentimento de ambos os lados, cada vez mais insensíveis (e uma insensibilidade que pesa demais do lado dos precarizados).

É fácil haver ressentimento, haver raiva. É muito fácil também que nesse momento em que a situação profissional muda (claro, não é a primeira vez que acontece na história, mas é a do momento) que os lados não se entendam. Mas acho que justamente por isso deve-se tentar entender.

E mais do que entender, acho que é preciso que se comece a pensar em formas de generosidade que não sejam subjetivas” (que não dependam de relações pessoais). É preciso talvez tentar pensar o que seria uma generosidade objetiva entre as gerações (pensando a partir da @irrideo).


Previous post
Uma tristeza e uma sensação de isolamento Pensando na aula de hoje sobre Frank O’Hara, sobre amizade, trocas e me bate como me faz falta me comunicar e socializar de uma forma que nem achei
Next post
As distâncias que atravessam o sujeito Eu tava conversando umas coisas com a @irrideo esses dias e que acho que me ajudou a situar alguns dos problemas que me movem. Acho que um dos