April 27, 2022

As assimetrias hierárquicas no mercado acadêmico

o que me deixa triste quando surge esse tópico trabalho” e estudo” com professores estabelecidos é que raramente você não sai decepcionado com a pessoa (mesmo que haja carinho e mesmo que este se mantenha).

E ainda tem aquelas variações meio crueis de (“eu também tenho amigos x”) que aparece quando a pessoa complementa: eu também tive que trabalhar muito na minha formação” e tudo bem pode ser que sim mas é sobre isso a questão?

Falando do recorte que concerne meu mundo (de quem tá num curso voltado” para a academia, como é a filosofia), existe uma crueldade suplementar na maneira como todos os critérios que importam institucionalmente na disputa por empregos tem a ver com tempo disponível.

Ter tempo para ler, anotar (e com paz de espírito de preferência), perder tempo com coisas difíceis (pois leva tempo) e escrever é o que vai acabar sendo usado como régua de mensuração (os concursos selecionam a partir da erudição acumulada e da produção de textos).

Eu não tou dizendo que eu tenho uma solução pra isso, mas é inegável que isso não constitui tudo que é um bom professor ou pesquisador de filosofia. Ainda assim, por razões quaisquer, todas as formas de avaliação acabam sendo dessa forma e assume-se que não há outra forma.

É óbvio que se o que vai ser avaliado é a capacidade de acumular uma erudição (para fazer provas) e escrever textos (para pontuarem seu currículo) que isso vai acabar privilegiando um certo grupo de pessoas (mesmo com um número crescente de ações afirmativas que se faça).

É bem frustrante que qualquer comentário sobre isso seja lido automaticamente como um pedido de facilitação” ou diminuição dos critérios”. A falta de capacidade imaginativa institucional realmente é algo que cansa demais.


Previous post
O twitter como a emergência de um comum discursivo Gosto do twitter pois aqui eu não conseguiria imaginar outra reação das pessoas que aproveitarem esse “evento” que sequer sabemos como vai ser para
Next post
A disciplina no estudo Acho a disciplina do estudo uma coisa bonita sobretudo naqueles dias que você simplesmente não consegue e não quer se concentrar. Claro que tem