October 15, 2021

O excesso de palavras

Extremamente irritado com o fato de que minha tese é simplesmente um excesso de palavras que acreditam que esse palavrear todo é alguma coisa.

Não que eu ache que precise ser assim. Mas acho que um dos efeitos de ter tido uma formação meio irregular é que eu realmente demorei muito tempo pra entender (ao menos pra mim) pra que serve um texto, o que significa a eficácia de um texto (e esse era o objeto da tese kkkk).

A minha tese é um deslumbramento infindável com a capacidade de dizer coisas. E claro que quando certas coisas são ditas elas são interessantes, elas afetam coisas (era esse meu problema inicial: como a filosofia é algo que afeta). Mas no caminho me seduzi pelo palavrear.

Sem contar que me incomoda demais uma ideia que perpassa aquele trabalho que é a filosofia como uma espécie de ponto de vista privilegiado. Até acho que a filosofia tem valor, importância, relevância, mas diria isso hoje em dia sem lhe atribuir o papel de discurso-dominante.

Apesar de Platão achar qeu a filosofia é TUDO (ou justamente por isso), ler Platão curiosamente foi o que me permitiu um detox desse tipo de ideia e me fez começar a pensar o papel do discurso filosófico de outra forma.


Previous post
Amizade e impessoalidade Pensar um conceito de amizade em que ela seja absolutamente impessoal. Sem que seja necessário gostar da essência de qualquer pessoa. Apenas surfar
Next post
As duas culturas da filosofia contemporânea A filosofia continental é em termos de organização “heróica” (aristocrática?). É sempre uma história de gênios que se superam ou se aliam para