February 9, 2019

A produção infinita de metodologias

I n f i n i t a s investigações metodológicas é basicamente a conclusão de qualquer ideia ou projeto de pesquisa que eu tenho.

Na verdade acho que talvez a minha posição seja um pouco semelhante ao do Aira com relação aos procedimentos. O que dá pra fazer (ao menos enquanto pesquisador individual) é criar procedimentos e deixar eles rodarem sozinhos (ou nem rodarem, dependendo do desinteresse).

Inclusive foi um grande peso tirado de mim quando percebi que o meu interesse em ciências humanas em geral tem mais a ver com os procedimentos inventivos que eles criam para lidar com seus objetos (e para criá-los, também) do que com interesse pelo objeto em si.

Não que os objetos sejam por sua vez irrelevantes, mas acho que o que acaba é que fica mais difícil ficar apenas tomando eles como coisas simplesmente dadas”. Eles também são máquinas que geram procedimentos e heurísticas (“práticas”) para problemas.


Previous post
Sobre “ontologias do presente” Alguém faz alguma coisa interessante com a ideia de “Ontologia do presente”? Algo que NÃO seja explicar o conceito (apenas esboçado) na obra do
Next post
Reflexões sobre a inclusão universitária promovida pelo PT Eu tenho a impressão que a inclusão na universidade promovida pelo PT acabou, involuntariamente, abrindo espaço (ou acelerando, sendo gatilho) para