June 20, 2020

A importância da edição na escrita

No fundo acho que qualquer dica de escrita é inútil sem algum tipo de processo de edição que acompanhe.

Rigor, criatividade, clareza ou estilo me parecem palavras que não fazem muito sentido a menos que você olhe pro texto, comente, se explique, dê sua posição. Enfim, o problema da escrita me parece seríssimo, mas sem condições pra que as pessoas sejam lidas e comentadas é difícil.

Nos meus sonhos loucos (e provavelmente problemáticos) eu acho que colégio deveria ser apenas aula de matemática e filosofia. Apenas aprender a pensar, escrever e elaborar formalmente alguns pontos. Claro, isso não significa que não haveriam conteúdos”, mas sempre subordinados.

A ideia seria justamente anos de exercícios que não teriam em seu centro nenhum conteúdo positivo fora o desenvolvimento das habilidades de articular ideias e pensamentos. Enfim, devem ter mil buracos nessa ideia, mas gosto de imaginar esse mundo.


Previous post
A filosofia como navegação e as gêneses históricas da filosofia No momento frustrado como meus interesses pela pergunta pelo sentido da filosofia enquanto atividade de navegação (uma espécie de operação
Next post
A produção de opiniões genéricas na internet Hoje em dia tem um certo tipo de emissor/difusor de grande alcance cuja única função é dar corpo à opinião/posição mais genérica/óbvia possível.