August 25, 2019

A periferização da produção filosófica

Recuperar o caráter periférico da filosofia, como o Karatani faz no Isonomia, parece um esforço interessante. Não é nada de novo ou original, mas o trabalho de reler a história da filosofia com isso em mente pode gerar efeitos interessantes.

Um adendo esquisito e não tão pensado: acho que o que me incomoda em parte da filosofia contemporânea que eu frequento é uma tendência a anular essa distância essencial. Como naquela feita na metrópole (que se autovalida ao naturalizar-se como local da fillsofia).

Acho que isso é um risco presente em filosofias que vem viralizando aqui. O risco de fetichizar e tomar a periferia como novo centro é algo que deve ser ativamente combatido pelo risco de apagar essa distância. É bom preservar essa potência da filosofia contra o centro”.


Previous post
(2019-08-23) Alternativas ao sistema de publicação de filosofia Essa thread é excelente. Eu sei que o mundo está literalmente pegando fogo, mas esse problema é uma puta trava na academia e, eu diria, ainda mais
Next post
Sobre retomar aqueles escritores que amamos Eu queria escrever um texto sobre a relação que temos com os autores que lemos. Não sei exatamente como escrever, mas a ideia passa um pouco pela