August 23, 2019

Essa thread é excelente. Eu sei que o mundo está literalmente pegando fogo, mas esse problema é uma puta trava na academia e, eu diria, ainda mais na filosofia. Ele só estimula a produção de trabalhos adequados” (homogêneos). Aqui tem uns bons apontamentos sobre como sair dele.

Ele mesmo fala ali algo que eu já pensei. Ao em vez de revistas com comitês editoriais e edições e o escambau me pergunto o quanto ganharíamos se tivessemos um sistema de um enorme banco de textos como o arxiv (mas com pareceristas no estilo sugerido pelo Wolfendale).

O que significa, não ignorar a importância de construção coletiva, do trabalho de leitura, mas torná-lo menos draconiano. Não sei vocês mas eu hesito demais só em saber que preciso mandar artigos pra revistas, esperar ter dossiês, torcer pra ser lido com boa vontade etc.

O pior é que parece impossível vislumbrar mudanças nessa questão e a coisa vira apenas uma submissão a esse esquema até você conseguir uma estabilidade (aí você passa ao menos a poder negociar UM POUCO o quanto quer ceder).


Previous post
Uma hipótese sobre o pensamento mágico Hipótese: pensamento mágico é um epifenômeno do pensamento. Ao em vez de ser a sua origem (começa-se pensando magicamente e depois a coisa se torna
Next post
A periferização da produção filosófica Recuperar o caráter periférico da filosofia, como o Karatani faz no Isonomia, parece um esforço interessante. Não é nada de novo ou original, mas o